FRASES EXTRAÍDAS DE RESENHAS PUBLICADAS NA IMPRENSA
Saborear a companhia de um homem que pensa muito, pensa com originalidade e, sobretudo, diz o que pensa sem nenhuma concessão a patrulhas tropicais já seria motivo suficiente para embarcar nessa viagem. Mas A Lanterna na Popa é muito mais a longa revisita de um pensador ao conjunto das próprias ideias. Terminada a leitura das 1.417 páginas que compõem a melhor e mais fascinante autobiografia já produzida por um brasileiro, somente um primata não se sentirá 1.417 páginas mais inteligente.
Augusto Nunes
Mais do que um livro de memórias, A Lanterna na Popa é um documentário precioso sobre a evolução de nossa economia (...). Na década de 1990 a vingança está vindo de fora: com a derrubada do muro de Berlim e o colapso da União Soviética, as elites brasileiras estão sendo obrigadas a digerir as lições que não quiseram aprender com Roberto Campos.
Mario Henrique Simonsen
Roberto Campos escreveu o livro da sabedoria sobre o Brasil, cheio de humor, erudição carregado com leveza, o caminho da razão, dicionário do reprimido na consciência nacional. (...)A Lanterna na Popa é um acontecimento, histórico, político, econômico e editorial. (...) Cinco décadas de Brasil peneiradas por um chef acostumado a lidar com iguarias, e não com sapoti, jambo e tamarindo. O livro é um encontro com o nosso destino. Quem tiver cabeça, ou pretensão a cabeça, lerá.
Paulo Francis
Roberto era um grande brasileiro, extremamente competente, conhecedor profundo da realidade do país. Era um homem de muita coragem, e que viu o reconhecimento de todas as suas ideias. Tinha uma grande capacidade analítica e ao mesmo tempo de fazer piada, de divertir-se. Faz falta ao Brasil e a seus amigos.
Delfim Netto
Roberto Campos foi um dos brasileiros mais ilustres, uma das suas melhores cabeças. Ajudou o desenvolvimento da indústria nacional, foi praticamente o criador do BNDE no Brasil, sempre defendeu uma aliança do capital estrangeiro com o capital brasileiro no desenvolvimento do país. Hoje, suas teses, tão criticadas antigamente, são inteiramente válidas e aceitas.
Eugênio Staub
Podem-se ler nas memórias de Roberto Campos a história política, a história diplomática, a história econômica, a história ideológica e a história intelectual do Brasil nos últimos cinquenta anos – assim como, bem entendido, a autobiografia de um estadista que neles desempenhou funções de destaque e prestígio. São níveis de leitura que se completam e complementam entre si, para nada dizer do seu extraordinário valor documental.
Wilson Martins
Roberto Campos teve tempo de observar uma transição importante: sua saída da posição de maldito para a de profeta. Ele deixou uma grande lição: quando não se concorda com o governo, é preciso criticar. Esta é a maneira de se ajudar o país.
Paulo Guedes
O livro pode ser lido por puro prazer. Talvez demore até aparecer outro tão divertido. Mas também há nele um banquete para quem acredita em lições da história.
Rolf Kuntz
A Lanterna na Popa é obra de filosofia. Nela se alinha o memorialista no exercício do pensamento pragmático. (...) Roberto Campos produziu obra monumental sobre meio século da história do mundo e do Brasil.
Paulo Mercadante
Roberto Campos... a master of irony and sarcasm.
Revista Time (Nova York)
(...) Saboroso livro de memórias, cujo sucesso de vendas é absolutamente justificado.
Fernando Morais
Roberto Campos tem a sorte, a poucos reservada, de melhorar à medida que envelhece. (...) Seu livro é um dos mais cosmopolitas já escritos por um brasileiro.
Tales Alvarenga
A Lanterna na Popa é um clássico da cultura brasileira. Clássico como documento de uma época e radiografia de uma trajetória humana em todos os sentidos admirável. A obra-prima de Roberto Campos deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas do Brasil.
Aristóteles Drummond
Roberto Campos conhecia como poucos as necessidades do Brasil na área econômica. Por isso, sempre defendeu a entrada de recursos externos, de forma a propiciar o desenvolvimento.
Olacyr de Moraes
Leia também:
Mais de um século em 77 anos
A velha e boa lanterna sempre a serviço da razão
Been there, seen that
A Lanterna na Popa e a pregação no deserto |